Mapeamento de jornada em bibliotecas brasileiras

IMG_9567.JPG
IMG_9571.JPG

Conhecemos o Ricky da Caravan Studios, uma divisão da TechSoup, uma empresa de San Franciso, no evento Next Library (2017), em Aarhus, na Dinamarca. A Caravan Studios, junto com a ONG brasileira Recode, trabalham em bibliotecas no Brasil por meio do programa Conecta Biblioteca e nos contaram que o exercício de mapeamento de jornada apresentado no conjunto de ferramentas seria um recurso bem útil para eles. Apesar de ser uma ótima atividade, percebemos que estava escondida no Caderno de Atividades (e chamada de Crie um Mapa de Conceitos). Achamos que ela merecia ser destacada. Também aprendemos mais sobre como o Ricky e os seus colegas estão usando essa ferramenta.

Uma das metas do Conecta Biblioteca é o uso de princípios de Design Thinking nas bibliotecas brasileiras em 26 estados, mais o Distrito Federal (Brasília), para ajudar os bibliotecários a se aproximarem das comunidades locais. De modo geral, as bibliotecas tendem a ser usadas por estudantes que estão se preparando para provas ou idosos que leem os jornais. O Ricky disse: “Quando você vai às bibliotecas locais, você vê muitos estudantes usando fones de ouvido e temos nos perguntado para o quê mais podemos usar as bibliotecas? Como podemos nos tornar um centro comunitário mais essencial?”

O uso de design thinking e outros métodos de design e pesquisa baseados na comunidade foi um modo de tirar os bibliotecários de traz do balcão e compreender melhor as necessidades da comunidade. Eles criaram uma ferramenta de análise de panorama chamada “Pesquisa da  Comunidade” (inspirada por um método usado pela Caravan) para pesquisar a comunidade e descobrir quais os ativos desta comunidade. Isso os permitiu compreender melhor porque as pessoas não estão usando a biblioteca e descobrir os seus anseios e necessidades. Os bibliotecários pensaram sobre quais eram as lacunas e exploraram o que a comunidade realmente quer.

Depois da Pesquisa da Comunidade, usaram o exercícios de mapeamento da jornada (também chamado de “storyboarding” ou “mapeamento de conceitos”) do Caderno de Atividades. O mapeamento de jornada foi importante por duas razões. Primeiro, uma das principais metas do projeto Conecta Biblioteca é ajudar as equipes de bibliotecas a identificar os recursos e ativos existentes na comunidade e criar novas parcerias para beneficiar os usuários atuais e potenciais. Foi com esse espírito que a equipe escolheu o exercício de mapeamento de jornada, já que este é um recurso de alta qualidade, gratuito e altamente disponível, acessível a qualquer biblioteca do mundo. Ao se concentrar nos ativos já existentes, o projeto espera expandir o seu alcance e evitar a duplicação de recursos, poupando tempo, esforços e recursos financeiros que podem ser reinvestidos nos serviços da biblioteca.

Dois, é uma forma de fundamentar o seu pensamento, passando da fase de ideias para a fase de design. É um método simples de escolha de uma intervenção ou projeto específico que acreditam ser necessário, com base no que aprenderam no processo. Como parte do mapeamento da jornada, fizeram encenações e criaram maquetes dos diferentes cenários. Eles precisaram responder às perguntas: Quem é o usuário? Qual o contexto em que se encontram? O que acontece a seguir? O Ricky nos disse: “Primeiro, achamos que seria detalhado ou abstrato demais, mas os bibliotecários adoraram a ferramenta.” Eles acharam a atividade divertida e também imaginativa e concreta.

As imagens aqui são de um processo de Pesquisa da Comunidade realizado com os 27 Coordenadores Estaduais de Bibliotecas do Brasil.

Se você gostaria de tentar o mapeamento da jornada, baixe a ferramenta aqui.

O conjunto de ferramentas de design thinking foi traduzido para o português pela FEBAB, baixe aqui

Verifique se o Conjunto de Ferramentas de Design Thinking para Bibliotecas está disponível em seu idioma.

NewLib Milano (Itália, Portugal, Romênia)

 

 

Julka Almquist